Desculpen mi eu

Muinto tenpu di tailandia... soh tenhu faladu i iscritu ingreis i tailandeis. Iço fais con qui eu esquessa totaumenti o portugueis... hehehe

sábado, 26 de setembro de 2009


O Galo Branco é o simbolo da minha cidade, Lampang

Hoje acordei as 10 horas como tinha combinado com a Gam ontem. Tomei banho e café e a Gam só acordou ao meio dia! Assim que ela acordou, almoçamos: arroz, porco doce, omelete e vegetais. Depois do almoço ficamos sem fazer nada pq estava chovendo muuuuito. Resolvemos ir até a escola de música aqui perto de casa perguntar o preço das aulas de música (to pretendendo aprender piano na Tailândia). Então fomos com a hosttia e a hostvó até a farmácia e até o mercado para comprar comida. Voltamos prá casa e arroz, porco com uma calda, meio ensopado, não sei como falar, com salapau (ou sarapau), uma espécie de um pão com porco e ovo dentro.


Estava falando com minha mãe através do skype quando ela começou a contar uma das passagens do tailandês que está lá em casa. Com a história que ela contou deu prá ter a confirmação de que todo intercambista sofre igual: tá sempre com fome e sempre fala que está bem, e quando acha uma comida que agrada, se entope com ela.






  • Tailândia cebolinha. É comum as pessoas por aqui trocarem o "R" pelo "L", tanto na escrita quanto na fala... e não tem o menor problema. De um jeito ou de outro, faz sentido.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009





Alí é minha casinha xD

Acordei as 7. As 7:30 Baibua chegou em casa. Ele não teve escola hoje pelo mesmo motivo que eu não tive a semana toda, então ela veio pra minha casa. Tomamos café da manha e trabalhamos no script do nosso filme hehehe. Depois fomos ao Big C. A aventura do dia! Pegamos um “taxi” e dissemos ao taxista: Big C. Conseguimos! Heehehhe. No Big C compramos umas coisinhas que estávamos precisando e então ligamos para Winston. Ele foi nos encontrar lá para almoçarmos. Comemos no KFC, que saudade de uma comida assim hehehe! Fomos para a casa de Winston e assistimos alguns filmes e as 14:30 voltamos pra minha casa. Quando chegamos em casa comemos algo e logo a mãe de Bua veio buscá-la, eram 4 da tarde. As 8 da noite teve reunião rotária onde nós recebemos nossa mesada e cantamos parabéns pros aniversariantes do mês. Cada um cantou em sua língua. . Meu pai foi me buscar no fim da reunião. Hoje minnha hostmãe foi levar Golf pra Chiang Mai , para estudar inglês. Eles só voltaram amanha. Gawbua me ligou me convidando pra sair amanha a noite. Acabou!

bjaao

AAH!! deem uma olhada no blog que Virginie esta fazendo! é em françes mas vale a pena ver! ( ta no item "vale a pena ver" alí do lado ==>)

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ao contrario de ontem, não fiz nada de util hoje hehehe. Só a noite quando minha mãe e irma estavam em casa saímos pra encomendar um vestido pra Gam usar no Sport Day. Um vestido lindo estava planejado mas elas acharam muito caro e não fizeram o pedido. Era 1000 bath, R$58.00! Muito barto! No Brasil um vestido daquele custa no mínimo 200 reais!! Então fomos ao 7eleven comprar umas coisinhas que estavam faltando e acabo o dia hehehe.

bjoos

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Hoje o dia sem fazer nada foi melhorzinho, até fiz algumas coisas. Ajudei minha hostvó, que não fala um pingo de inglês, a tirar a roupa do varal, varri meu quarto, sai pra andar (dessa vez não fui perseguida por cachorros hehehe), fiquei na internet um tempo. Daí minha mãe trouxe espaguete de almoço pra mim. E então até as quatro eu fiquei lendo meu livro lá fora. Gam chegou da escola e veio direto pro meu quarto, da onde ela não saio até a hora de dormir.

Hamster

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Sem escola de novo acordei as 11 da manhã. Tomei café. Fiquei um tempão na internet. Li meu livro e sai pra dar uma volta no quarteirão. A aventura do dia! Lá estava eu, andando distraída e ouvindo musica pela tranqüila viela de minha casa, quando de repente... TAM DAM DAM!!! Uns cachorros começaram a correr loucamente em minha direção. E eu, ainda sem perceber que era comigo, olhei pra traz pra ver o que eles estavam atacando. Daí que eu saquei. Minha primeira ação foi virar rapidamente e começar a correr, quando eu percebi que minha casa estava longe demais... Então paralisei, dizendo para mim mesma: eu sou um poste, eu sou um poste... Os cães me cheiraram e foram embora. Nossa que alivioo! Depois mais algumas horas fazendo nada em casa, almocei e tive mais um tempão boiando, daí minha mãe chegou com minha irmã. Fomos ao Big C. Comprei umas coisinhas que tava precisando e jantamos. Achei um lugar lá que tem um prato chamado: Brazil steak chicken . O gosto é tão errado quanto o nome. Não me lembrou nem um pouco o Brasil, muito pelo contrario, me fez lembrar muito bem que estou na Tailândia... hehehehe. Assim que chegamos em casa minha hostirmã foi pro meu quarto onde eu a ajudei com a lição até as 10 da noite. As 22:01 já estavam todos em suas camas! (esse é o limite deles aqui...)

La-thi-sa-wat-kah! = boa noite

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Hoje como não tive escola, acordei as 10 da manha. Estava sozinha em casa. Tomei café da manha e o resto do dia fique fazendo nada. Internet, livro, arrumar o quarto, almoçar sozinha, internet, livro, falar sozinha, banho... As 4 da tarde minha Irma e meu irmão chegaram da escola. Gam tinha lição de casa que ela ficou fazendo no meu quarto enquanto eu falava com minha mãe no skype. Ajudei ela fazer lição de matematica! Jantamos yen-ta-fo, sozinhas, porque minha hostmãe foi num velório. E o dia ficou nisso hehehehe...

domingo, 20 de setembro de 2009

Acordei as sete, tomei café da manhã e as 8 fomos para o mercado comprar comida para oferecer aos monges. Acho que é de uma forma de pedir graças e bênçãos para a hostvó, aniversariante do dia anterior. Buscamos a hostvó e fomos para um pequeno templo na cidade, aonde funciona uma escola de monges. Quando entramos no templo, avistamos um grupo de meninas (pareciam escolares), falando com um monge. Logo saíram e foi a nossa vez de conversar com ele. Um monge mais velhinho, considerado de bastante idade aqui na Tailândia, onde a expectativa de vida é de 70 anos. O monge tinha 85. Ele perguntou a minha idade, nome e da onde eu era. Pude entender e soube responder em Thai. Depois ele disse que fazia aniversário nesse mês, e eu cantei parabéns em português para o monge. Ele gostou muito e falou que eu canto bem. Enquanto fazíamos reverências no chão, levantando e abaixando 03 vezes, ele parecia estar orando. Aí ele pegou uns gravetinhos, molhou numa água e jogou na gente, desejando sorte e saúde. No final, o monge deu para cada um de nós uma imagem de Buda. Voltamos para casa aonde deixamos a hostvó e a hosttia, pegamos o hostpai que nos aguardava para irmos ao WAT PHRA THAT LAMPANG LUANG. Saímos em seguida: hostmãe, hostpai, hostirmã e eu. Meu hostirmão, Golf, está em Bangkok, tipo prestando vestibular. Demorou uns 40 minutos para chegarmos numa cidadela murada construída há 2.000 mil (sim, dois mil!). Muuuuuuuuito lindo! Ficava no alto de um monte e uma escadaria nos levava até o portão principal que é guardado por dois enormes leões. Num grande pátio, um grande templo, entre outras construções. Seu oratório principal era maravilhoso, todo decorado com laca preta e folhas de ouro, com uma estátua de Buda dourada do tamanho de um prédio de 05 ou 06 andares mais ou menos. Dentro desse templo, diversos locais para rezar. Em cada um deles rezar de forma diferente. Por exemplo, num deles as pessoas se ajoelhavam em frente a uma urna, depositavam dinheiro dentro dela, e faziam 1 reverência e tentavam levantar um elefante dourado e bastante pesado (um pouco maior que uma caixa de sapato) com um só dedo; faziam isso três vezes seguidas. num outro lugar, acendiam velas e incensos, faziam wai (aquela postura com as mãos unidas, inclinando-as junto com a cabeça) e colocavam as velas num mesmo local. É famoso um local do WAT PHRA THAT LAMPANG LUANG onde se tem as imagens invertidas, mas não pudemos observar porque o local estava em reforma. Depois do almoço num restaurante ali por perto (noodles com porco), voltamos prá casa. Ouvi música e brinquei com a Gam o resto do dia. À noite fomos comprar a janta e meu almoço de amanhã, porque estarei sozinha em casa. Quando chegamos, Miss Supaporn veio até em casa para me entregar uns papéis. Conversamos bastante. Dormi por volta das 22 horas.

  • procurem o nome desse templo na internet... tem fotos lindas! ->WAT PHRATHAT LAMPANG LUANG
  • video de um cantor tailandes muito esgraçado! http://www.youtube.com/watch?v=Sk3RoTDhf5k&NR=1
  • eu ainda nao to conseguindo manda minhas fotos... mas como sou brasileira... nao desisto nunca!

bjaao